Abaixo segue uma dica para você evitar que sua roupa fique cheia de bolinhas.

- Lave preferencialmente as roupas na mão e com água fria.

- Vire as roupas do avesso antes de lavá-las. Ao virar do avesso, você reduz a quantidade de bolinha na parte externa da roupa. Isso porque o movimento da máquina de lavar afeta principalmente o interior das roupas.

- Utilize detergentes suaves e específicos para lavar roupas delicadas. Detergentes abrasivos aumentam a probabilidade de bolinhas nas roupas. Se possível, use detergentes líquidos, pois o detergente em pó entra em atrito contra a roupa enquanto dissolve na máquina de lavar. Se tiver de usar detergente em pó granulado, adicione-o na máquina enquanto ela estiver enchendo e agite por alguns minutos para que ele dissolva antes de colocar as roupas na máquina.

- Na máquina não misture os tecidos. Algodão não pode ser lavado com viscose ou poliéster. As bolinhas surgem do atrito entre eles dentro da máquina de lavar.

- Não coloque as camisetas com um grande quantidade de roupa dentro da màquina ao mesmo tempo. Na màquina, quanto mais atrito, mais bolinhas.

- Deixe a roupa secar ao ar livre. Deixe as roupas secarem naturalmente na lavanderia ou no exterior, ao ar livre. Evite colocá-las na secadora, uma vez que o movimento constante provocará bolinhas. Se você tem pouco tempo e tem que usar a secadora, selecione um ciclo delicado que usa um calor mais baixo. Verifique a roupa em alguns minutos, e retire assim que estiver seca.

- Quando a gente lava muito uma peça e guardamos ela dobrada no armário, a tendência é o aparecimento de bolinhas. Para evitar, guarde a peça sempre num cabide, e do lado avesso. O tecido fica menos exposto.